domingo, 13 de maio de 2012

Dedicatória Para o Dia das Mães

Mãe, palavra que soa suave ao coração
palavra que encanta e traz alegria.
Mãe, significado de paz e amor.
Mais que ninguem, você merece ser homenageada
por sua dedicação e por seu amoreste que tudo sofre, tudo vence e tudo perdoa.
Mãe, você é mulher corajosamulher que luta para cuidar dos seus filhossem medir esforços;
Mãe, você não se curva diante das dificuldades,mas as vence.Seu amor me encantaSua força, me orgulhae sou realmente privilegiada, por tê-la em minha vida;
Talvez, eu não saiba retribuir e valorizartudo o que faz por mim.Mas neste dia especialdesejo a você, com muito amor e carinhoque consiga realizar todos os seus sonhose continue fazendo o bem, à todos os que convivem com você.
Parabéns Mamãe.


Homenagem do Prof. Guilherme às todas as mamães de meus alunos e também àquelas que já são mamães. Abração!!!!

acessado em 13/05/2012 às 14h10

terça-feira, 8 de maio de 2012

Classificação dos polígonos



Os nomes dos polígonos dependem do critério que utilizamos para classificá-los. Se usarmos o número de ângulos ou o número de lados, teremos a seguinte nomenclatura:

NÚMERO DE LADOS
(OU ÂNGULOS)
NOME DO POLÍGONO
EM FUNÇÃO DO
NÚMERO DE ÂNGULOS
EM FUNÇÃO DO
NÚMERO DE LADOS
3triângulotrilátero
4quadrânguloquadrilátero
5pentágonopentalátero
6hexágonohexalátero
7heptágonoheptalátero
8octógonooctolátero
9eneágonoenealátero
10decágonodecalátero
11undecágonoundecalátero
12dodecágonododecalátero
15pentadecágonopentadecalátero
20icoságonoicosalátero


fonte: http://www.somatematica.com.br/fundam/poligon.php
acessado em 08.05.12 - 23h22

Reino dos Protistas



Os protistas são seres vivos unicelulares e eucariontes; portanto possuem núcleo individualizado, envolvido por membrana. Possuem também organelas membranosas diversas. Nesse grupo incluem-se os protozoários e as algas unicelulares.

Os Protozoários
Protozoário é uma palavra de origem grega que significa "animal primitivo". Os protozoários receberam esse nome porque, no passado, alguns deles, ao serem estudados, foram confundidos com animais.
Os protozoários são seres heterótrofos. Podem viver isolados ou formar colônias, ter vida livre ou associar-se a outros organismos, e habitam os mais variados tipos de ambiente. Algumas espécies são parasitas de seres diversos, até mesmo do ser humano.

Tipos de locomoção dos protozoários
Existem várias espécies de protozoários, e elas podem ser classificadas em vários grupos. O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção:
  • Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.

Imagem de uma ameba em microscópio eletrônico.
  • Flagelados - são os que "nadam" com auxílio de flagelos (longos filamentos que vibram e permitem a locomoção). Um exemplo de flagelado é a giardia.

Protozoários flagelados do gênero Leishmania causam a leishmaníase, doença que afeta 12 milhões de pessoas no mundo
  • Ciliados - são seres que utilizam cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) na locomoção, como o paramécio.

Ilustração (a esquerda) e microscopia eletrônica (a direita) de um paramécio.
  • Esporozoários- são protozoários que não possuem estruturas de locomoção. Eles são todos parasitas e causam doenças. Entre eles está o plasmódio, causador da malária.

Células vermelhas do sangue infectados com o Plasmodium falciparum, causador da malária (nas setas)

Para um organismo que não tem estruturas de locomoção para capturar alimento, o parasitismo é uma adaptação importante, pois lhe permite sobreviver retirando do ser parasitado os nutrientes de que necessita.

Reprodução dos protozoários
A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada, principalmente por cissiparidade. Mas algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente.
Observe, no esquema abaixo, a reprodução assexuada de um paramécio:

Um paramécio dividindo-se em dois, reprodução assexuada por cissiparidade.

Acessado em 08/05/2012 - 15h20.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

03/05
DIA DO SOL



O sol é fundamental para os seres vivos.
O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós. 

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra. 

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar. 

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado. 


Acessado em 03/05/2012 - 7h30