sábado, 2 de junho de 2012

DIFERENÇA ENTRE O CAMALEÃO E O IGUANA

CAMALEÃO


camaleão é um réptil escamoso da família dos lagartos (Chamaeleonidae). São conhecidas cerca de 160 espécies de camaleão, sendo que, a maior parte vive na África. O nome “camaleão” vem do grego chamailéon, e significa leão rasteiro.
Os camaleões têm a habilidades de se disfarçar no ambiente em que estão. O comprimento desses répteis é de geralmente 60 cm, podendo atingir um metro de comprimento. Possui patas fortes e uma crista que vai da nuca a cauda.
Os camaleões se alimentam principalmente de folhas, frutas, gafanhotos, louva-a-deus, borboletas e outros insetos, sendo que ele pode abocanhar até algumas aves de pequeno porte. Isso é possível graças a sua língua e a sua visão. Sua lingua é pegajosa, tem cerca de um metro de comprimento e atinge uma velocidade muito rápida. Os olhos têm uma capacidade de observação incrível que lhes permite ver 360° ao redor do seu corpo.
Para caçar, eles ficam parados a maior parte do tempo, camuflados no ambiente, esperando que algum inseto passe. A camuflagem, aliás, é seu único meio de defesa, pois apesar dos camaleões serem animais agresivos, são muito lentos.
Além de um instrumento de defesa, a camuflagem favorece a comunicação entre os camaleões. Alteração na luz, de humor, ou da temperatura do animal fazem com que ele mude de cor. Em uma luta entre camaleões, por exemplo, a cor da pele mostra se o camaleão esta enfurecido ou amedrontado.
Os camaleões podem ser encontrados principalmente no Saara, mas são encontrados também na Europa, Índia, Sri Lanka. No Brasil, especificamente na Floresta Amazônica, são encontrados camaleões de origem indiana, porém essa espécie não é nativa. A espécie foi introduzida por portugueses, e se adaptaram bem.
Vivem geralmente em montanhas, savanas, cerrados, caatingas, florestas pluviais e estepes. Habitam em árvores e embaixo de folhas caidas. Seus hábitos são diurnos.
Essa espécie chega a maturidade sexual com um ano de idade. No período de reprodução o macho vai átras das fêmeas saindo dos arbustos e árvores. Como o camaleão é muito solitário, a aproximação de outro camaleão, mesmo que seja fêmea, só é permitida na hora de copular. Os camaleões são ovíparos e põem de 30 a 40 ovos, que são depositados no solo. A incubação demora de 8 a 9 meses.Os camaleões vivem de 4 a 5 anos.

IGUANA

iguana é um réptil pertencente à família Iguanidae e à ordem Squamata. Esta espécie é encontrada na ilha de Madagascar (na África) nas ilhas Fiji (no continente asiático) e em regiões tropicais do continente americano, é possível localizá-la desde a parte central do México até o Paraguai, passando pelo caribe e Brasil. Vive sempre próximo a fontes de água e prefere ficar em árvores com altura média de 1,20 m. Aliás, normalmente este animal só desce ao solo para beber água, visto que a alimentação é obtida nas árvores.


O corpo do iguana é robusto, tem quatro patas fortes e dotadas de unhas duras e afiadas, a pele é seca e coberta por uma fileira de puas que vão da cabeça (onde são maiores) até a cauda. Quando este réptil é jovem, sua cor é verde brilhante, quando mais velho, sua cor fica mais opaca e com aparência mais acinzentada (com listras transversais amarelas ou verdes). Seu comprimento varia de 7,5 cm até 2metros, sendo que somente sua cauda pode medir mais da metade do comprimento total.
  O iguana alcança a maturidade sexual aos 16 meses de idade, mas é considerado adulto a partir dos 36 meses. O iguana se reproduz por meio de ovos, que são colocados sob a terra. Este animal, quando bem cuidado, pode viver em cativeiro até 20 anos.
Este réptil é herbívoro e se alimenta de sementes, flores, frutos e folhas. Como todos os herbívoros, o iguana fermenta seu alimento em uma parte do seu intestino grosso e cólon, onde possui seis câmaras de digestão e fermentação. O processo de fermentação é realizado por milhões de bactérias. Quando comparado aos mamíferos, o iguana precisa de muito menos alimentos (aproximadamente 10 vezes menos).
O Iguana tem hábitos diurnos, sobem nas árvores com muita agilidade e são excelentes nadadores. Quando nadam, apóiam suas patas no dorso e utilizam a cauda para impulsionar-se. Quando tem de defender seu território, dão mordidas e chicoteiam sua grande cauda.
  Este animal possui uma excelente visão capaz de identificar corpos, sombras e movimentos a grandes distâncias. Sua visão é utilizada para locomover-se em meio à densa floresta e também para achar alimentos. A orelha do iguana éconhecida como tímpano, que é uma estrutura externa, localizada perto dos olhos e, na verdade, não processa o som, simplesmente o transmite a uma orelha interna que está protegida da água e de objetos que possam danificá-la.


Fonte: http://www.infoescola.com/repteis
Acessado em 02/06/2012 às 14h25.

ENEM 2012

SE LIGUEM, AS INSCRIÇÕES JÁ COMEÇARAM!!!



Fonte: http://altamirsouza.blogspot.com.br/
Acessado em 02/06/2012 14:00h

domingo, 13 de maio de 2012

Dedicatória Para o Dia das Mães

Mãe, palavra que soa suave ao coração
palavra que encanta e traz alegria.
Mãe, significado de paz e amor.
Mais que ninguem, você merece ser homenageada
por sua dedicação e por seu amoreste que tudo sofre, tudo vence e tudo perdoa.
Mãe, você é mulher corajosamulher que luta para cuidar dos seus filhossem medir esforços;
Mãe, você não se curva diante das dificuldades,mas as vence.Seu amor me encantaSua força, me orgulhae sou realmente privilegiada, por tê-la em minha vida;
Talvez, eu não saiba retribuir e valorizartudo o que faz por mim.Mas neste dia especialdesejo a você, com muito amor e carinhoque consiga realizar todos os seus sonhose continue fazendo o bem, à todos os que convivem com você.
Parabéns Mamãe.


Homenagem do Prof. Guilherme às todas as mamães de meus alunos e também àquelas que já são mamães. Abração!!!!

acessado em 13/05/2012 às 14h10

terça-feira, 8 de maio de 2012

Classificação dos polígonos



Os nomes dos polígonos dependem do critério que utilizamos para classificá-los. Se usarmos o número de ângulos ou o número de lados, teremos a seguinte nomenclatura:

NÚMERO DE LADOS
(OU ÂNGULOS)
NOME DO POLÍGONO
EM FUNÇÃO DO
NÚMERO DE ÂNGULOS
EM FUNÇÃO DO
NÚMERO DE LADOS
3triângulotrilátero
4quadrânguloquadrilátero
5pentágonopentalátero
6hexágonohexalátero
7heptágonoheptalátero
8octógonooctolátero
9eneágonoenealátero
10decágonodecalátero
11undecágonoundecalátero
12dodecágonododecalátero
15pentadecágonopentadecalátero
20icoságonoicosalátero


fonte: http://www.somatematica.com.br/fundam/poligon.php
acessado em 08.05.12 - 23h22

Reino dos Protistas



Os protistas são seres vivos unicelulares e eucariontes; portanto possuem núcleo individualizado, envolvido por membrana. Possuem também organelas membranosas diversas. Nesse grupo incluem-se os protozoários e as algas unicelulares.

Os Protozoários
Protozoário é uma palavra de origem grega que significa "animal primitivo". Os protozoários receberam esse nome porque, no passado, alguns deles, ao serem estudados, foram confundidos com animais.
Os protozoários são seres heterótrofos. Podem viver isolados ou formar colônias, ter vida livre ou associar-se a outros organismos, e habitam os mais variados tipos de ambiente. Algumas espécies são parasitas de seres diversos, até mesmo do ser humano.

Tipos de locomoção dos protozoários
Existem várias espécies de protozoários, e elas podem ser classificadas em vários grupos. O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção:
  • Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.

Imagem de uma ameba em microscópio eletrônico.
  • Flagelados - são os que "nadam" com auxílio de flagelos (longos filamentos que vibram e permitem a locomoção). Um exemplo de flagelado é a giardia.

Protozoários flagelados do gênero Leishmania causam a leishmaníase, doença que afeta 12 milhões de pessoas no mundo
  • Ciliados - são seres que utilizam cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) na locomoção, como o paramécio.

Ilustração (a esquerda) e microscopia eletrônica (a direita) de um paramécio.
  • Esporozoários- são protozoários que não possuem estruturas de locomoção. Eles são todos parasitas e causam doenças. Entre eles está o plasmódio, causador da malária.

Células vermelhas do sangue infectados com o Plasmodium falciparum, causador da malária (nas setas)

Para um organismo que não tem estruturas de locomoção para capturar alimento, o parasitismo é uma adaptação importante, pois lhe permite sobreviver retirando do ser parasitado os nutrientes de que necessita.

Reprodução dos protozoários
A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada, principalmente por cissiparidade. Mas algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente.
Observe, no esquema abaixo, a reprodução assexuada de um paramécio:

Um paramécio dividindo-se em dois, reprodução assexuada por cissiparidade.

Acessado em 08/05/2012 - 15h20.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

03/05
DIA DO SOL



O sol é fundamental para os seres vivos.
O raiar do Sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovo, esperança e vida. O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. O que faz com que essa estrela seja tão importante para nós é a sua proximidade com o nosso planeta: cerca de 150 milhões de quilômetros. Para se ter uma idéia, a estrela mais próxima da Terra depois do Sol é a Próxima Centauri, situada a 40 trilhões de quilômetros de distância de nós. 

Em 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol. Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra. 

Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar. 

A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado. 


Acessado em 03/05/2012 - 7h30

quinta-feira, 19 de abril de 2012

EE ARTHUR DA COSTA E SILVA - Projeto Travessia

Bom dia, queridos alunos do Travessia!
Para aqueles que faltaram ou não conseguiram atingir a média na II unidade de Matemática, amanhã, sexta-feira será a ULTIMA OPORTUNIDADE para recuperar essa nota. Os assuntos serão: PORCENTAGEM, MÉDIA ARITMÉTICA e ÂNGULOS, e se encontram nas aulas 27, 29, 31 e 33 do livro.
ESTUDEM!!! Não percam essa oportunidade!! Pois tenho que enviar essa nota ainda na sexta-feira.
Para os demais, será aula normal.
Abraços a todos, e até amanhã!
Prof. Guilherme.

domingo, 15 de abril de 2012

A Água


A água no planeta
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97,4% aproximadamente, está nos oceanos, em estado líquido.
A água dos oceanos é salgada: contém muito cloreto de sódio, além de outros sais minerais.
Mas a água em estado líquido também aparece nos rios, nos lagos e nas represas, infiltrada nos espaços do solo e das rochas, nas nuvens e nos seres vivos. Nesses casos ela apresenta uma concentração de sais geralmente inferior a água do mar. É chamada de água doce e corresponde a apenas cerca de 2,6% do total de água do planeta.
Cerca de 1,8% da água doce do planeta é encontrado em estado sólido, formando grandes massas de gelo nas regiões próximas dos pólos e no topo de montanhas muito elevadas. As águas subterrâneas correspondem á 0,96% da água doce, o restante está disponível em rios e lagos.

Oceanos e mares - 97%
Geleiras inacessíveis - 2%
Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%

A presença de água nos seres vivos
Um dos fatores que possibilitaram o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água. Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta.
Na Biosfera, existem diversos ecossistemas, ou seja, diversos ambientes na Terra que são habitados por seres vivos das mais variadas formas e tamanhos. Às vezes, nos esquecemos que todos esses seres vivos têm em comum a água presente na sua composição. Veja alguns exemplos.
     
Água-viva                                           Melância

A água-viva chega a ter 95% de água na composição do seu corpo. A melancia e o pepino chegam a ter 96% de água na sua composição.
Portanto a água não está presente apenas nas plantas; ela também faz parte do corpo de muitos animais.
É fácil comprovar que o nosso corpo, por exemplo, contém água. Bebemos água várias vezes ao dia, ingerimos muitos alimentos que contém água e expelimos do nosso corpo vários tipos de líquidos que possuem água, por exemplo, suor, urina, lágrimas, etc.

O que é a água?
A água é uma das substâncias mais comuns em nosso planeta. Toda a matéria (ou a substância) na natureza é feita por partículas muito pequenas, invisíveis a olho nu, os átomos.
Cada tipo de átomo pertence a um determinado elemento químico. Os átomos de oxigênio, hidrogênio, carbono e cloro são alguns exemplos de elementos químicos que formam as mais diversas substâncias, como a água, o gás carbônico, etc.
Os grupos de átomos unidos entre si formam moléculas. Cada molécula de água, por exemplo, é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. A molécula de água é representada pela fórmula química H2O. Em cada 1 g de água há cerca de 30 000 000 000 000 000 000 000 (leia: "trinta sextilhões") de moléculas de água.

Representação da molécula de água com os dois átomos de hidrogânio e um de oxigênio. As cores são meramente ilustrativas e o tamanho não segue as proporções reais.

acessado em 15/04/2012 14:45h 

sábado, 14 de abril de 2012

ESCOLA LUIZ VALENÇA - 7º ano

Boa tarde, queridos alunos!

A recuperação de Ciências da I unidade está marcada para a próxima segunda-feira, dia 16/04. Os assuntos serão os mesmos que o da prova (Capítulos 01, 02 e 03) do livro de vocês.
Estudem e deem uma revisada nas questões. Qualquer dúvida podem contar comigo.

Um ótimo final de semana e bons estudos!!!


Prof. Guilherme

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ESCOLA LUIZ VALENÇA - 6º ano

Boa tarde, queridos alunos!

A recuperação de Ciências da I unidade está marcada para o dia 18/04 (quarta-feira). Os assuntos serão os mesmo que o da prova que vocês fizeram com o Prof. Thúlio (Capítulos 01, 02 e 03).
Estudem, procurem revisar as questões do livro e qualquer dúvida podem contar comigo.

Em relação aquele trabalho que passei para vocês sobre as embalagens dos produtos, por causa da semana de recuperação, vou adiar a data de entrega para o dia 23/04, segunda-feira após a semana de prova, ok!

Desde já, um ótimo final de semana e bons estudos!!!

domingo, 1 de abril de 2012

O DESTINO DO LIXO


O destino do lixo é (deve ser) diferente, de acordo com cada tipo de resíduo que o constitui. Entretanto, o destino mais comum que se dá para qualquer resíduo no Brasil são os chamados “Lixões”. Em aproximadamente 70% das cidades brasileiras os resíduos ainda são jogados neste destino final. 13% dos municípios destinam seus resíduos a aterros sanitários e 17% em aterros controlados. Menos de 10% dos municípios brasileiros realizam coleta seletiva e reciclagem.
Os lixões são um espaço aberto, localizado geralmente na periferia das cidades onde o lixo fica apodrecendo, ou então é queimado. Não devem ser confundidos com aterros sanitários, pois consiste em um método que não leva em consideração critérios sanitários ou ecológicos, provocando a contaminação das águas subterrâneas e do solo e a poluição do ar com gases tóxicos.
É muito comum também o despejo do lixo em córregos ou em terrenos baldios pela população de periferias que não recebem atenção quanto à coleta ou educação municipal. 20% da população brasileira ainda não contam com serviços regulares de coleta. Outrossim, uma parcela significativa da população “educada” e que recebe serviços de coleta joga lixo em locais inadequados como, principalmente, nas vias públicas (lamentável!).
O lixo comum e entulhos devem ir para aterros sanitários quando não há mais a possibilidade de reciclagem ou reutilização . Os aterros sanitários são basicamente locais onde os resíduos são confinados no solo, livre do contato com o ar e cobertos com uma camada de terra. O terreno é impermeabilizado para permitir que os líquidos e os gases resultantes da decomposição que estes resíduos sofrem embaixo da terra (principalmente por bactérias) sejam drenados e tratados, para evitar a contaminação do ambiente. Ainda há falta de aterros sanitários no Brasil. Por outro lado, a maioria dos existentes não foi construída de acordo com os padrões técnicos, comprometendo o solo e os recursos hídricos. Também existem os aterros controlados que são basicamente um sistema intermediário de destinação de resíduos entre os lixões e os aterros sanitários, pois há um controle de entrada de pessoas e cobertura diária do lixo. Porém, os impactos que causam estão mais para o lado negativo dos lixões do que dos aterros sanitários, pois a contaminação do solo e dos corpos hídricos não é controlada.
Esquema de um aterro sanitário
Esquema de um aterro sanitário
O lixo séptico ou hospitalar deve ir para valas sépticas ou ser incinerado (a incineração é diferente da queima, pois é feita em máquinas especiais e não simplesmente pelo fogo). Entretanto, em muitas cidades, o lixo hospitalar é depositado em aterros sanitários ou mesmo lixões. Isto quando a coleta é irregular ou inexistente. Além disso, muitos resíduos infectantes vão para aterros sanitários através da coleta domiciliar, já que muitas pessoas são tratadas de enfermidades nas suas próprias residências.
Cabe a você mudar isso, caso você ou mesmo alguém conhecido o faça. O ideal é encaminhar o lixo séptico a farmácias e clínicas do setor.
O lixo tóxico deve ir para aterros especiais ou centros de triagem específicos para que os resíduos possam ser reciclados ou reutilizados. Em Curitiba a coleta do lixo tóxico segue um sistema especial de coleta.
Em algumas cidades, o lixo orgânico é encaminhado para usinas de compostagem. Estas usinas consistem basicamente em locais onde estes resíduos são misturados com terra e esterco, misturados constantemente e submetidos à ação de fungos e bactérias, para serem transformados em adubo orgânico, também chamado de húmus, material muito rico em nutrientes.
Existe uma diferença entre destino final e tratamento de resíduos. O tratamento é prévio ao destino final, sendo que para cada tipo de resíduo existe um tratamento e um destino final específico.
No caso dos resíduos comuns, geralmente não há tratamento antes de seu destino final e os resíduos vão das fontes geradoras até os aterros sanitários.
A triagem e a reciclagem são tipos de tratamento para alguns tipos de resíduos, bem como a compostagem, a pirólise, a incineração etc. A triagem é um tratamento necessário para a reciclagem e a reciclagem é um tratamento necessário para a fabricação de produtos feitos com matéria prima reciclada. Ambos os processos geram rejeitos então a outra parte dos resíduos é encaminhada para aterros sanitários.
A incineração é um tipo de tratamento para, por exemplo, lixo hospitalar, que depois vira cinza e esta vai para os aterros sanitários. O lixo hospitalar também pode passar por tratamentos como microondas e autoclavagem e depois serem encaminhados a aterros sanitários ou valas sépticas (dependendo do teor de contaminação dos resíduos resultantes).
Resíduos tóxicos passam por tratamento prévio, como blendagem e encapsulamento, e são encaminhados para o seu destino final que são os aterros especiais.
Esta breve explicação mostra como é complicado lidar com lixo e, portanto, como é importante o seu papel no cuidado com o lixo. Contribuir com o Princípio dos Três Erres (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) é uma maneira ao seu alcance para minimizar diversos problemas ambientais, melhorando a sua própria qualidade de vida e garantindo um futuro ideal para seus filhos sobreviverem.
Fonte: www.pucpr.br
Destino do Lixo
Hoje em dia produzimos lixo domiciliar, comercial, de varrição e feiras livres, serviços de saúde e hospitalares, portos e aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários, industriais, agrícolas e entulhos.
O lixo domiciliar vem das residências, constituído por restos de alimentos (tais como, cascas de frutas, verduras etc.), produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraldas descartáveis e uma grande diversidade de outros itens. Contém, ainda, alguns resíduos que podem ser tóxicos. Hoje cada brasileiro produz em média quinhentos gramas de lixo por dia, e dependendo do lugar que mora e seu poder aquisitivo, pode chegar a mais de um quilo. Sua composição média é de vinte e cinco por cento de papel, quatro por cento de metal, três por cento de vidro, três por cento de plástico e sessenta e cinco por cento de matéria orgânica
O comercial é originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como, supermercados, estabelecimentos bancários, lojas, bares, restaurantes, etc.. O lixo destes estabelecimentos e serviços tem um forte componente de papel, plásticos, embalagens diversas, e resíduos de asseio dos funcionários, tais como, papéis toalha, papel higiênico etc...
O lixo público são aqueles originados dos serviços: de limpeza pública urbana, incluindo todos os resíduos de varrição das vias públicas, limpeza de praias, de galerias, de córregos e de terrenos, restos de podas de árvores etc.; de limpeza de áreas de feiras livres, constituídos por restos vegetais diversos, embalagens etc...
O lixo de serviços de saúde e hospitalar, se constitui dos resíduos sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. São produzidos em serviços de saúde, tais como: hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, postos de saúde etc.. São agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, remédios com prazos de validade vencidos, instrumentos de resina sintética, filmes fotográficos de raios X etc.. Resíduos assépticos destes locais, constituídos por papéis, restos da preparação de alimentos, resíduos de limpezas gerais (pós, cinzas etc.), e outros materiais que não entram em contato direto com pacientes ou com os resíduos sépticos anteriormente descritos, são considerados como domiciliares.
O lixo municipal vem dos portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários constituem os resíduos sépticos, trazidos aos portos, terminais rodoviários e aeroportos. Basicamente, originam-se de material de higiene, asseio pessoal e restos de alimentação que podem veicular doenças provenientes de outras cidades, estados e países. Também neste caso, os resíduos assépticos destes locais são considerados como domiciliares.
O lixo industrial é originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como, metalúrgica, química, petroquímica, papeleira, alimentícia, etc.. O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas, etc.. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado tóxico.
O lixo agrícola são resíduos sólidos das atividades agrícolas e da pecuária, como embalagens de adubos, defensivos agrícolas, ração, restos de colheita, etc.. Em várias regiões do mundo, estes resíduos já constituem uma preocupação crescente, destacando-se as enormes quantidades de esterco animal geradas nas fazendas de pecuária intensiva. Também as embalagens de agroquímicos diversos, em geral altamente tóxicos, têm sido alvo de legislação específica, definindo os cuidados na sua destinação final e, por vezes, co-responsabilizando a própria indústria fabricante destes produtos.
O entulho são resíduos da construção civil: demolições e restos de obras, solos de escavações, etc... Ele é geralmente um material inerte, passível de reaproveitamento.

PARA ONDE VAI O LIXO

Todo esse lixo gerado tem um destino, ou seja: 76% do lixo coletado no país fica a céu aberto, ou seja, 182400 toneladas que é coletado por dia. O restante vai para aterros (controlados, 13%; ou sanitários, 10%), usinas de compostagem (0,9%), incineradores (0,1%) e uma insignificante parte é recuperada em centrais de reciclagem.
Estima-se que o Brasil perca, por ano, R$ 4,6 bilhões (cálculo de 1996) no mínimo, ao não reaproveitar o lixo que produz. 40% dos municípios não recebem nenhum serviço de coleta de lixo. 40 mil toneladas de lixo ficam sem coleta diariamente. A coleta seletiva é praticada em pouco mais de 80 municípios brasileiros, basicamente nas regiões Sul e Sudeste do país.
O motivo disso é que reciclar é quinze vezes mais caro que jogar lixo em aterros. Para se ter uma idéia, cada cinqüenta quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada.
Cada cinqüenta quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de cinco mil quilos de minério, a bauxita.
Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado! Quantas latinhas você já jogou fora? Quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar?
Uma das alternativas dos destinos do lixo é o aterro sanitário que é um processo utilizado para a disposição de resíduos sólidos no solo, particularmente, lixo domiciliar, 88% que, fundamentado em "critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite a confinação segura em termos de controle de poluição ambiental, proteção à saúde pública" ; ou, "forma de disposição final de resíduos sólidos urbanos no solo, através de confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente, solo, de acordo com normas operacionais específicas, e de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais" .
Entretanto, hoje, os Aterros Sanitários recebem aproximadamente 16.000 toneladas por dia de lixo domiciliar, praticamente bruto, que contribui para que sua vida útil se esgote de maneira muito rápida.
Aterro sanitário de Bauru
Aterro sanitário de Bauru
Infelizmente, a cidade de São Paulo, devido à expansão urbana e as exigências ambientais, está com falta de área para novos aterros. Atualmente, os que estão em funcionamento, considerando as expansões já previstas, têm vida útil estimada em, no máximo, mais três anos e meio, se for mantida a mesma tonelagem diária de lixo recebida hoje.
Outra forma é o aterro controlado que é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e a sua segurança, minimizando os impactos ambientais. Este método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.
Esta forma de disposição produz, em geral, poluição localizada, pois similarmente ao aterro sanitário, a extensão da área de disposição é minimizada. Porém, geralmente não dispõe de impermeabilização de base (comprometendo a qualidade das águas subterrâneas), nem sistemas de tratamento de chorume ou de dispersão dos gases gerados.
Este método é preferível ao lixão, mas, devido aos problemas ambientais que causa e aos seus custos de operação, a qualidade é inferior ao aterro sanitário. 

Outra forma do destino do lixo é o lixão ele é um local onde há uma inadequada disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. É o mesmo que descarga de resíduos a céu aberto.
Os resíduos assim lançados acarretam problemas à saúde pública, como proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos etc.), geração de maus odores e, principalmente, a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas através do chorume (líquido de cor preta, mau cheiroso e de elevado potencial poluidor produzido pela decomposição da matéria orgânica contida no lixo), comprometendo os recursos hídricos.
Acrescenta-se a esta situação, o total descontrole quanto aos tipos de resíduos recebidos nesses locais, verificando-se, até mesmo, a disposição de dejetos originados dos serviços de saúde e das indústrias.
Comumente, os lixões são associados a fatos altamente indesejáveis, como a criação de porcos e a existência de catadores (que, muitas vezes, residem no próprio local). 

Uma das alternativas criada para a quantidade de lixo orgânico (todo o resto de plantas e animais, folhagens, restos de alimentos, palhas, cascas de frutas, ovos, verduras, etc) produzido é a compostagem, um processo pelo qual determinados tipos de materiais podem ser decompostos e misturados para transformarem-se em adubo. Na compostagem a decomposição da matéria orgânica é feita pela ação dos decompositores e precisa de condições físicas e químicas adequadas para levar à formação de um produto de boa qualidade.
usina de compostagem da Vila Leopoldina
usina de compostagem da Vila Leopoldina
Outra forma de reciclagem do lixo orgânico é a sua utilização como fonte de energia e adubo, através de biodigestores, isto é, equipamentos que além da decomposição realizada na compostagem, realizam também o aproveitamento do metano, gás que é libertado na bioestalização do lixo orgânico.
Outra opção para diminuir o lixo é o incinerador, projetado por Alfred Fryer, em 1874, na Inglaterra. É um processo em que o lixo é queimado, reduzindo o peso e o volume, porém esse meio pode trazer prejuízo para a natureza e para a economia, pois tem alto custo. Um exemplo é se a combustão é incompleta pode aparecer monóxido de carbono e partículas que acabam sendo lançadas na atmosfera como fuligem ou negro fumo. Muitas substâncias são altamente tóxicas, poluindo rios, trazendo mau cheiro e a poluição visual.
Incinerador de produtos químicos.
Incinerador de produtos químicos.
O melhor caminho para o lixo é a compostagem e a reciclagem, pois o lixo já utilizado pode ser reutilizado diversas vezes, como é o caso do papel, papelão, metais, vidros, plásticos, borracha e materiais organicos.
Fonte: intra.vila.com.br
Acessado em 01/04/2012 13:12

quinta-feira, 29 de março de 2012

Travessia Fundamental - EE ARTHUR da COSTA e SILVA

Boa tarde queridos alunos.
Hoje corrigi com mais calma as provas de vocês e considerei algumas respostas, aumentando assim, em 1,0 ou 2,0 pontos na nota de alguns. Em breve mandarei por mensagem de celular as notas corrigidas de cada um.
Para os que faltaram ou ficaram com nota baixa, na próxima segunda-feira combinarei uma data para fazermos a NOA - Nova Oportunidade. ok?
Eu sei que alguns ficaram chateados com as notas, mas não se preocupem, vocês ainda terão muitas oportunidades para se recuperarem. Porém, é importante que vocês frequentem as aulas regularmente, realizem as atividades e procurem tirar todas as dúvidas na hora da aula.
Em breve postarei links e matérias para auxiliar nossos estudos.
Abração e fiquem com DEUS.
Prof. Guilherme Souza

domingo, 25 de março de 2012

APRENDA MATEMÁTICA BRINCANDO


Site muito interessante para você que quer aprender Matemática brincando. Indicado tanto para ensino fundamental médio e superior, você encontrará desde biografias de matemáticos até trabalhos de alunos, provas online, um grande acervo de softwares matemáticos, artigos, jogos, curiosidades, histórias, fóruns de discussão e muito mais.
Para ter acesso ao conteúdo, basta fazer um cadastro gratuitamente. É fácil e rápido.
Esse eu recomendo!

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA

A matemática é usada no dia- a- dia para facilitar ao ser humano a contar, adicionar, diminuir, multiplicar e dividir elementos. Sempre em todas as ocasiões, lá está a matemática nos fornecendo dados para que possamos resolvêlos, como por exemplo: vamos à feira, compramos uma série de coisas ,usamos o dinheiro para pagar o que compramos, recebemos o troco, nesse momento estamos usando matemática.